Fale conosco no WhatsApp

Projeto de viabilidade de emissoras de Rádio FM e TV

 

 

A maneira mais fácil e mais barata de efetuar este tipo de projeto é limitando a potência da emissora em certas direções onde haja possibilidade de interferência. Trata-se de um projeto que não necessita de muito empenho técnico e que, de outro lado, não gera um bom desempenho à emissora por limitar sua cobertura em certos trechos.

 

Este tipo de projeto visa a comprovação da viabilidade técnica da abertura de um novo canal em uma determinada localidade.

 

Ele deve ser realizado por um engenheiro habilitado que irá verificar se este novo canal não irá interferir nos canais já existentes da região e vice-versa.

 

A figura em vermelho representa a cobertura limitada do contorno protegido de uma emissora real de FM, classe especial.

 

Neste caso, a cobertura da emissora foi limitada para evitar causar interferências em outros canais. Porém, se o projeto fosse realizado com um estudo técnico mais elaborado, a cobertura da emissora poderia ser sem limitações, representada na figura pelo círculo de cor amarela.

 

Pode parecer pouco, mas a cobertura real (vermelho) da emissora é de aproximadamente 5.800 km² enquanto que, com a cobertura total (amarela), a área abrangida seria de mais de 8.800 km². Imagine, por exemplo, a quantidade de ouvintes ou telespectadores que deixariam de ser atendidos pela sua emissora nessa área de 3.000 km² em uma região metropolitana como São Paulo.

 

Os engenheiros da A ROSA DOS REIS possuem o conhecimento necessário para que a sua emissora tenha a cobertura total da região de interesse, mesmo nos casos de maior dificuldade. Consulte-nos.

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?


Confira também: