Fale conosco no WhatsApp

História da Radiodifusão

 

 

As primeiras transmissões de som por ondas de rádio ocorreram no final do século XIX ao longo do mundo. 

 

No Brasil a história se repete. Mais precisamente em Porto Alegre, Pe. Roberto Landell de Moura foi o responsável por realizar as primeiras transmissões.

 

Fundamentais à sociedade brasileira as rádios de onda média surgiram em meados do século XX, cobrindo praticamente 100% do território nacional e foram responsáveis por propagar times cariocas e paulistas de futebol por todo o Brasil, dentre elas: Rádio Nacional do Rio de Janeiro e a Rádio Record. A era de ouro do rádio brasileiro aconteceu no começo da década de 40 com a popularização das emissoras. Com elas, surgiram as radionovelas e o rádiojornalismo, o qual transmitia informações a Guerra que acontecia e começava a criar a linguagem característica do rádio.

 

Em 1948, um novo plano de distribuição de faixas de frequência foi discutido para a Europa. Devido a recente guerra, a Alemanha (não reconhecida como estado neste momento) recebeu apenas algumas freqüências em ondas médias, as quais não eram ideais à radiodifusão. Por essa razão começou a transmitir em UKW (Ultrakurzwelle em alemão: ondas ultra curtas, hoje conhecida como VHF). Esta não era coberta no plano europeu e posteriores estudos deram origem às transmissões em frequência modulada.

 

A partir de então, a transmissão em FM e sua incomparável qualidade de som, foi transmitida por diversos países em todo o mundo, os quais adotaram diferentes planos de distribuição de faixas de freqüência. No Brasil, entretanto, a primeira emissora FM surgiu em 1955 - Rádio Imprensa do Rio de Janeiro - cinco anos após a estréia da TV Tupi a primeira emissora de Televisão brasileira.

 

Nos 50 anos subsequentes, a maneira de transmitir informações aos telespectadores e ouvintes passou por algumas mudanças significativas, dentre elas: a chegada do sistema de TV em cores e a implantação dos sistemas de TV a cabo. Porém, a grande revolução se deu com a chegada da Internet, na década de 90, tornando disponível o acesso de emissoras de rádio e TV do mundo inteiro através da tecnologia streaming, que disponibilizou o sinal das emissoras na internet, contribuindo para a disseminação da informação em tempo real, na tela do computador.

 

Hoje no Brasil existem mais de 60 milhões de televisores e cerca de 200 milhões de receptores de rádio e com a chegada da TV digital, uma nova era surge na história da radiodifusão brasileira. A convergência de tecnologias exige cada vez mais da capacidade de adaptação dos telespectadores e principalmente das emissoras, oferecendo não só a possibilidade de assistir TV no celular ou num receptor móvel como permitir ao usuário interagir com programação.

 

Bem como a mudança que ocorre na TV, temos acompanhado também as transformações no rádio, o qual tem sido objeto de testes de tecnologias digitais, mexendo com a imaginação dos ouvintes e saudosos radialistas, os quais acompanham a evolução do rádio ao longo dos últimos 70 anos.

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?


Confira também: